Profissão: Jornalista!

Muito prazer. Sou um Jornalista!
Já me considerava um meio escritor antes do ministro Gilmar Mendes apresentar um relatório na qual dizia que a exigência do diploma de jornalista não é mais um requisito obrigatório para se exercer a tal profissão.
Então como não pude titubear e nem pensar duas vezes, bolei um currículo e o enviei para a sede do Grupo RBS aqui em Porto Alegre. Oras, porque não aceitar meu currículo já que agora não precisam mais do diploma? E já vou lhes adiantando que não quero um carguinho qualquer, gostaria que me encaixassem na área esportiva do jornal Zero Hora ou em algum cantinho na página policial.
Chegarei na hora da entrevista e falarei que não preciso de um salário de quatro mil reais, oitocentos ou novecentos já esta legal para o começo. Muito melhor do que eles pagarem uns quatro ou cinco mil para um jornalista com diploma e tudo. Sou mais econômico para um jornal. J
A história é engraçada até aqui, apesar de eu estar brincando, tenho muita vergonha de fazer parte de um país onde tudo é possível, onde daqui a pouco um açougueiro, acostumado a cortar carnes, possa vir a se tornar um cirurgião! Vejam só! Só falta isso agora para a festa ficar completa. “No Brasil não é mais obrigatório o diploma de medicina para você se tornar um médico”, o que iria dar de Doutor Fritz da vida por ai.
Mas não levamos tanto ao pé da letra. O Brasil é uma vergonha mesmo, mas o que podemos fazer se os nossos ministros são tão incompetentes? O jeito é se sentir brasileiro só em ano de copas do mundo e vibrar nas narrações do Galvão Bueno, se escabelando de tanto gritar gol do Brasil. Afinal, isso aqui é um Brasil, il, il!

12 comentários:

thiago disse...

no país que nos encontramos tudo é controverso, esta lei que foi aprovada é no minimo polêmica já que temos outras prioridades, isso de não precisar mais de diploma pode até dar oportunidade à pessoas competentes trabalhar, mas pensemos.... não é melhor o governo fazer uma lei que permite as pessoas a ter melhor acesso às universidades?? custear a massa mais pobre a ter uma educação digna? creio que seria melhor não? creio que o diploma seria um mero detalhe!!

Wander Veroni Maia disse...

Olá!

Também sou jornalista e estou revoltado com o STF que tentou desmoralizar a nossa profissão. É lamentável um Ministro - que mais parece um Cappo, desmereça tanto uma profissão e o ensino superior.

Fiz um post lá no meu blog sobre esse assunto. Se puder, passa lá!

Abraço,

http://cafecomnoticias.blogspot.com

Guttwein disse...

Até agora não entedi qual foi o intuito para algo assim ter sido aprovado... qual o interesse excuso?! ¬¬

Mas uma coisa é certa; nenhum editorial, seja televisivo, seja de revista, jornal, enfim, nenhum deles vai preferir alguém sem formação! Acho que o alrde está sendo maior do que o real impacto em cimados profissionais da área!

Vinícius Machado disse...

Olha,Guttwein.. O vice presidente das organizações Globo, Roberto Marinho (se eu não me engano), disse que a decisão do Ministro foi uma boa decisão, segundo ele, existe profissionais tão bons e sem diploma quanto os que tem.

Anônimo disse...

Realmente essa foi uma bola fora de nosso "querido" governo.
Aliás, não gosto do Galvão Bueno narrando jogos (na verdade, não gosto dele narrando nada) e também não gosto de assistir jogos da seleção (prefiro Fórmula 1).
Quem sabe um dia o Brasil não toma jeito?
Sonha é preciso...

Cecilia disse...

Desculpe, cliquei enter sem querer e o comentário foi como anônimo.

e. raul disse...

"daqui a pouco um açougueiro, acostumado a cortar carnes, possa vir a se tornar um cirurgião!"
muito boa comparação, colega jornalista.

thiago disse...

creio wur s comparação feita entre açougueiro/medico não seja muito feliz pois são completamente diferentes, mas como um pedreiro faz um trabalho, as vezes, melhor que um engenheiro devamos abolir o diploma de engenharia, como a arquitetura daqui algum tempo vai estinguir esta profissão encorporado em outros cursos!!!

Vinícius Hahn disse...

Éder e Thiago. Vão dar a bunda! hahahaha..

e. raul disse...

mas cara, eu achei a comparação muito boa mesmo! não teve ironia desta vez. tá certo mesmo, daqui a pouco estudar vai ser coisa de 'trouxinha' também!

abração.

Vinícius/Cica/Foca disse...

Eu entendi puto! É que eu na hora tava tão cansado do findi que preferi mandas os dois últimos dar a bunda.. huahuahuahuahuahua

thiago disse...

eder concordo contigo!!! é uma alienação do estudo é tao grave neste pais que parece que os governates nao querem pessoas estudadas sei la!! é um descaso com a educação! tanto que um filho da puta gaucho ainda vem dizer que nao ta nem ai pra opiniao publica, que agente elege eles ainda!
mas é verdade é so pagar um galetinho, uma cesta basica que ta na mao!!! é foda !!!